Educadores devem buscar novos métodos e práticas pedagógicas que estimulem o protagonismo dos alunos e recursos tecnológicos que favoreçam a aprendizagem
A escola é um dos principais espaços onde ocorre a formação dos futuros cidadãos, e a figura do professor é central nesse processo. Mas os conhecimentos dos docentes, as relações estabelecidas com os alunos e a própria dinâmica de ensino e aprendizagem precisam estar alinhadas não só à realidade de hoje, mas também às demandas do futuro. Em um mundo que se transforma rapidamente e onde as informações encontram-se disponíveis e de fácil acesso, o professor deixa de ser apenas um transmissor de conteúdos para ser um mediador da aprendizagem. E, assim como os estudantes, precisa desenvolver a capacidade de adaptação e de aprender ao longo da vida.
Entre as competências exigidas do docente no cenário educacional atual e dos próximos anos estão saber usar os recursos tecnológicos a favor da aprendizagem dos alunos e buscar atualização constantemente, em relação a conteúdos, métodos e práticas pedagógicas. Nesse campo, tem destaque o uso das metodologias ativas — como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em projetos — que dão voz aos estudantes e favorecem a postura investigativa, a participação e o protagonismo dos alunos.
Outro aspecto importante é o professor levar os alunos a relacionarem os conhecimentos com os desafios do mundo atual, de modo que desenvolvam um olhar crítico para a sociedade e possam usar seus saberes na solução de problemas reais. Ao propor projetos em parceria com outros estudantes e de forma colaborativa, os docentes também favorecem o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, como a empatia, a resiliência e a capacidade de comunicação.
Quanto ao domínio de ferramentas tecnológicas, essa competência ganha ainda mais destaque no contexto da revolução digital, que já está acontecendo em todas as áreas e setores e foi impulsionada pela pandemia. As plataformas e os recursos digitais, desde que integrados ao projeto educacional do colégio e utilizados com objetivos bem definidos, podem ampliar as possibilidades pedagógicas, aproximar a escola dos alunos e proporcionar vivências mais significativas, permitindo avanços na educação.